Na primeira semana de setembro, os visitantes do Parque da Ciência Butantan poderão participar de uma contação de histórias sobre a naja Nadja, moradora do Museu Biológico que atravessou o oceano para chegar ao Brasil. A atividade visa conscientizar sobre o comércio ilegal de animais e a importância da preservação.
A agenda também conta com uma atividade especial no Museu de Microbiologia, para conhecer o vasto universo dos microrganismos, e uma brincadeira para “produzir a própria vacina” no Museu da Vacina.
Confira a programação completa e participe!
Sexta Animal | Museu Biológico
Os visitantes são convidados a conhecer de perto alguns dos animais do Museu Biológico por meio de materiais educativos, além de poder conversar com os monitores sobre biodiversidade e conservação. A equipe também apresenta espécies e suas relações com a saúde humana e planetária.
Data: sexta (5/9)
Horário: 14h30
Local: Horto Oswaldo Cruz, com ponto de encontro no Museu Biológico
Inscrições: na recepção do Museu Biológico, a partir das 13h, até as vagas acabarem
Vagas: 30
Laboratório Aberto | Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw
A atividade apresenta aos visitantes os equipamentos laboratoriais e as amostras de microrganismos que não estão presentes na exposição de longa duração. A ideia é mostrar a diversidade de microrganismos existentes e instigar a curiosidade científica de jovens e adultos.
Data: sábado (6/9)
Horário: 10h30 e 14h30
Local: Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw
Não é necessário se inscrever
Nadja, a naja: como a história termina? | Museu Biológico
Uma naja foi encontrada no Brasil, e agora? Nessa atividade, o público participa de uma contação de história para conhecer Nadja, a cobrinha perdida, e decidir o desfecho da narrativa em uma oficina de desenhos. Além de estimular a imaginação, a atividade conscientiza o público sobre o comércio ilegal de animais silvestres no Brasil e no mundo.
Data: sábado (6/9)
Horário: 10h30
Local: Sala Ciência na Prática, no Horto Oswaldo Cruz
Inscrição: a partir das 9h, na recepção do Museu Biológico
Vagas: 20
Público-alvo: crianças de 5 a 12 anos, acompanhadas de responsáveis
MiniLab: Brincando de produzir vacinas | Museu da Vacina
Os participantes terão a oportunidade de produzir uma simulação de vacina com objetos simples do cotidiano, como água e pequenas partículas, em tubos de laboratório. O objetivo é conscientizar crianças e familiares sobre a importância da vacinação na prevenção de doenças, de forma lúdica e divertida.
Data: sábado (6/9)
Horário: 11h e 15h
Local: Museu da Vacina
Vagas: 20
Público-alvo: crianças de 5 a 12 anos, acompanhadas de responsáveis
*As atividades podem ser alteradas ou canceladas sem aviso prévio.