AGENDA DO PARQUE – 5 e 6/9 | Conheça a história da naja perdida e brinque de produzir vacinas

Programação também conta com a tradicional Sexta Animal, na qual visitantes podem saber mais sobre os animais do Museu Biológico

 

Na primeira semana de setembro, os visitantes do Parque da Ciência Butantan poderão participar de uma contação de histórias sobre a naja Nadja, moradora do Museu Biológico que atravessou o oceano para chegar ao Brasil. A atividade visa conscientizar sobre o comércio ilegal de animais e a importância da preservação.

A agenda também conta com uma atividade especial no Museu de Microbiologia, para conhecer o vasto universo dos microrganismos, e uma brincadeira para “produzir a própria vacina” no Museu da Vacina.

Confira a programação completa e participe!


Sexta Animal | Museu Biológico

Os visitantes são convidados a conhecer de perto alguns dos animais do Museu Biológico por meio de materiais educativos, além de poder conversar com os monitores sobre biodiversidade e conservação. A equipe também apresenta espécies e suas relações com a saúde humana e planetária.
Data: sexta (5/9)
Horário: 14h30
Local: Horto Oswaldo Cruz, com ponto de encontro no Museu Biológico
Inscrições: na recepção do Museu Biológico, a partir das 13h, até as vagas acabarem
Vagas: 30


Laboratório Aberto | Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw

A atividade apresenta aos visitantes os equipamentos laboratoriais e as amostras de microrganismos que não estão presentes na exposição de longa duração. A ideia é mostrar a diversidade de microrganismos existentes e instigar a curiosidade científica de jovens e adultos.
Data: sábado (6/9)
Horário: 10h30 e 14h30
Local: Museu de Microbiologia Professor Isaias Raw
Não é necessário se inscrever

 


Nadja, a naja: como a história termina? | Museu Biológico

Uma naja foi encontrada no Brasil, e agora? Nessa atividade, o público participa de uma contação de história para conhecer Nadja, a cobrinha perdida, e decidir o desfecho da narrativa em uma oficina de desenhos. Além de estimular a imaginação, a atividade conscientiza o público sobre o comércio ilegal de animais silvestres no Brasil e no mundo.
Data: sábado (6/9)
Horário: 10h30
Local: Sala Ciência na Prática, no Horto Oswaldo Cruz
Inscrição: a partir das 9h, na recepção do Museu Biológico
Vagas: 20
Público-alvo: crianças de 5 a 12 anos, acompanhadas de responsáveis


MiniLab: Brincando de produzir vacinas | Museu da Vacina

Os participantes terão a oportunidade de produzir uma simulação de vacina com objetos simples do cotidiano, como água e pequenas partículas, em tubos de laboratório. O objetivo é conscientizar crianças e familiares sobre a importância da vacinação na prevenção de doenças, de forma lúdica e divertida.
Data: sábado (6/9)
Horário: 11h e 15h
Local: Museu da Vacina
Vagas: 20 
Público-alvo: crianças de 5 a 12 anos, acompanhadas de responsáveis


*As atividades podem ser alteradas ou canceladas sem aviso prévio.